

Participação do BTT Chapim & Companhia.
5 KM Corrida – 2 voltas ao circuito
18 Km BTT – 2 voltas ao circuito
2,5 Km Corrida – 1 volta ao circuito
Estes foram os ingredientes para a primeira prova de duatlo de 2009.
Juntando a estes ingredientes muita chuva, logo adivinhava-se um dia muito duro para todos os participantes.
Chegamos ao Jamor por volta das 9:00 horas estávamos a 2:00 horas da partida, o que nos dava tempo para preparar as bikes e fazer o respectivo aquecimento.
O Jamor já estava a viver uma manhã de grande movimento, bikes para cima e para baixo e atletas já em corrida a preparar o aquecimento.
Nós, ou seja: César, Joaquim, JP, Mario Silva, Paulo (Nocas), Paulo Fonseca e Paulo Santos começamos a preparar a bike mais o respectivo equipamento para deixar tudo na zona de transição, JP entregava os respectivos dorsais e chips ao pessoal. Já na zona de transição começou a chover quase torrencialmente o que nos dava mais força para que a partida fosse dada o mais cedo possível. De seguida acabamos os preparativos e começamos aquecer que faltava 30 minutos para a partida.
Por volta das 10:55 já estávamos todos juntos da zona de partida aguardar o grande momento.
Às 11:00 deu-se a partida para o primeiro segmento de 5 km de corrida, foi impressionante ver aquela gente toda a correr e cada um tentar fazer o melhor possível.
O ritmo no início foi lento mas rapidamente foi aumentando para baixar novamente no final da 2 da volta quando nos preparávamos para a 1ª transição.
Até este momento a lama não causava grandes problemas, já na zona de transição e junto da bike descalçamos os ténis para calçar os sapatos e colocar o capacete e partir com a bike o mais rápido possível.
Após passar a zona de alcatrão ai começaram as dificuldades a 1ª subida era feita com algum esforço devido á inclinação, estado do terreno e número de atletas, mas o pior estava para vir.
Os caminhos estavam todos enlameados, eu pessoalmente nunca tinha andado naquelas condições, a bicicleta andava constantemente em slide tinha que se ter cuidado a fazer as curvas para que não fôssemos surpreendidos. O material esse estava a levar um grande desgaste como as respectivas pernitas.
Claro que na 2ª volta as coisas ainda mais se complicavam as mudanças já mal entravam, atletas a darem o estoiro e outros eram as bike que estoiravam.
Mas lá estávamos nós a chegar a zona de transição para largar a bike mais o equipamento e para calçar os ténis, nesta fase já era difícil calçar os ténis porque a lama já chegava ás pontas do cabelo.
Mas tinha que ser e arrancamos para o ultimo esforço.
Nesta fase da corrida devido ao esforço feito é complicada correr, era ver alguns atletas aflitos com cãibras, eu pessoalmente também tive que reduzir o ritmo para não ser apanhado pelas cãibras.
Mas ao final de algum tempo lá estava a meta tão desejada.
A roupa é que estava num estado que nem os que chegaram em primeiro escaparam.
A organização está de parabéns, os circuitos estavam todos bem sinalizados e com pessoal em todas as zonas mais perigosas prontas a responder aos problemas que pudessem aparecer e chamar atenção dos atletas e espectadores.
Info ao grupo:
Estamos todos de parabéns, ninguém se magoou , a experiencia foi bastante positiva.
Para o ANO estamos lá outra vez.
Sem comentários:
Enviar um comentário